Blog

Você conhece os transtornos com nomes inspirados em personagens da literatura?

16/10/2019 publicado por: ahsako

Já parou para pensar na existência de certos transtornos com nomes inspirados em personagens marcantes da literatura?

“Fulano (a) não quer crescer, acha que vive na terra do nunca e que é o próprio Peter Pan”.

É bem provável que você já tenha escutado a frase acima, não é mesmo? A Síndrome de Peter Pan, que, grosso modo, pode ser definida como a dificuldade do indivíduo amadurecer e/ou aceitar que não é mais criança, é um exemplo destes transtornos.

Que tal conhecermos algumas das síndromes e transtornos que a psicologia, digamos, “pegou emprestado” da arte literária?

Acompanhe a seguir e aproveite também como dicas de leitura!

Transtornos com nomes inspirados em personagens da literatura: Síndrome de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray é uma das obras mais cultuadas de Oscar Wilde. Na trama, Dorian Gray é um personagem narcisista e que não respeita limites na busca pela juventude eterna.

A dificuldade em lidar com o fato de envelhecer inspirou o nome da síndrome denominada: “Síndrome de Dorian Gray”, publicada em 2001 no International Journal of Clinical Pharmacology and Therapeutics.

Síndrome de Otelo

Um dos grandes clássicos de Shakespeare, Otelo também empresta o nome para o Transtorno Delirante Paranoico do tipo patológico.

O Transtorno Delirante Paranoico do tipo ciumento é definido como:

 “Delírio centrado na convicção, sem motivo justo ou evidente, de que está sendo traído pelo cônjuge ou parceiro romântico. A crença é injustificada e se baseia em inferências incorretas sustentadas por pequenas “evidências” (por exemplo, manchas nos lençóis) as quais são acumuladas e utilizadas para a justificativa do delírio. O sujeito pode tomar medidas extremas para evitar a suposta infidelidade.”

Fonte:https://www.ufrgs.br/psicopatologia/wiki/index.php?title=S%C3%ADndrome_de_Otelo.

Na obra Otelo, o personagem central é corroído por infundadas suspeitas de traição de sua esposa, Desdêmona.

Outras referências e relações de síndromes com a literatura  

Vale ainda algumas menções honrosas e sugestões, tanto de leitura quanto para pesquisar:

  • Bovarismo (Madame Bovary);
  • Síndrome de Savant (Sherlock Holmes);
  • Transtorno de estresse pós-traumático (Há relações com as obras “As vantagens de ser invisível- com o personagem Charlie; e O apanhador no campo de centeio, com Holden Caulfield).

E você, conhece alguma outra síndrome com nome de personagens literários, ou ainda, lembra de algum personagem que possui traços de transtornos que você conhece? Conte pra nós!

Tags: #Literatura #Síndromes #Transtornos